
ALFAZETO - APOSTILA ALFABETIZAÇÃO VOGAIS E CONSOANTES
+700 páginas de atividades adaptadas prontas para aplicar
É um material pedagógico desenvolvido com base em práticas fundamentadas em evidências científicas, alinhadas à psicologia cognitiva da leitura e à neurociência aplicada à aprendizagem. Seu objetivo é oferecer uma proposta sistematizada, estruturada e acessível para o início do processo de alfabetização — especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também aplicável a crianças típicas ou com outras dificuldades de aprendizagem.
Material indicado para:
✔ Crianças de 6 anos, ou no 1º ano do Ensino fundamental
✔ Crianças com ou sem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Também recomendado para o processo de alfabetização de crianças com:
✔ Deficiência Intelectual (DI)
✔ TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
✔ Dislexia
✔ Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)
✔ Outras alterações do desenvolvimento!
Práticas multissensoriais variadas, como:
✔ Traçado da letra com lápis de cor, giz de cera ou canetinha
✔ Uso de cotonete com tinta ou massinha de modelar
✔ Colagem com pedacinhos de papel
✔ Passar o dedo sobre o traçado da letra
✔ Cobertura com cola colorida ou materiais com textura leve
✔ Recortes
✔ Reconhecimento e escrita
Essas práticas promovem a vivência concreta da letra e de seu som, facilitando a fixação e o reconhecimento auditivo e visual, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades essenciais para o avanço posterior na alfabetização.
Habilidades desenvolvidas:
✔ Princípio alfabético
✔ Conhecimento do nome e do som das letras
✔ Consciência fonêmica e fonológica
✔ Vocabulário compreensivo e expressivo
✔ Coordenação motora fina
✔ Planejamento e raciocínio lógico
✔ Atenção e autorregulação
✔ Estímulo multissensorial à aprendizagem
✔ Reconhecimento visual de letras
✔ Discriminação auditiva e fonológica
✔ Nomeação e memória auditiva
✔ Percepção e organização visual
✔ Sequência lógica
✔ Integração sensório-motora
✔ Estímulo à linguagem oral
✔ Consolidação do traçado e lateralidade
✔ Desenvolvimento da autonomia na realização de tarefas
A apostila foi diagramada no formato horizontal (paisagem) — em vez do tradicional formato vertical (retrato) — com o objetivo de facilitar o movimento gráfico da escrita.
Essa escolha evita que a lateral da encadernação interfira na área de escrita, o que é especialmente importante para crianças destras e canhotas. Mesmo com encadernação lateral, o formato horizontal proporciona maior liberdade, conforto e espaço físico para a realização das atividades, respeitando as necessidades motoras e ergonômicas da faixa etária atendida.
Este material pode ser utilizado em:
✔ sala de aula
✔ na clínica
✔ em casa
Auxiliando professores, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da área clínica, terapeutas e famílias no processo de ensino da alfabetização.
Nossos arquivos possuem:
✔ Instruções de aplicação
✔ Estão organizados de acordo com a ordem de execução das atividades.
✔ Respeita a progressão e a evolução da aprendizagem da criança.