Um jogo dinâmico para trabalhar com os paradigmas verbais!
Atividade para auxiliar os alunos no aprendizado dos verbos regulares do modo indicativo.
Use esse material na sala de aula regular, mas também utilize em aulas de reforço e recuperação paralela. Outras sugestões é a utilização em classes bilíngues com alunos estrangeiros, refugiados, surdos e deficientes auditivos, alunos com TEA e outros transtornos, como alunos com outras deficiências.
Como este é um material que o aluno precisa interagir para construir o verbo e o auxílio das imagens ajuda na melhor compreensão gramatical dos nossos verbos em Língua Portuguesa.
CONTEÚDO:
- 3 Bases com explicação visual sobre os tempos verbais do modo indicativo.
- Bilhetinhos para escreves as frases.
- 1 Base para marcar a pontuação.
- 6 cartões quadradinhos - Pessoas do discurso.
- 6 cartões quadradinhos - Tempos verbais.
- + 8 cartões quadradinhos com VARIAÇÕES das pessoas do discurso.
- 64 Verbos Regulares (1ª, 2ª e 3ª conjugação).
- 4 fichas - Pessoas do discurso ( versão padrão e versão com você/vocês e a gente).
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 1ª conjugação.
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 2ª conjugação.
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 3ª conjugação.
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 1ª conjugação com variação "Você".
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 2ª conjugação com variação "Você".
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 3ª conjugação com variação "Você".
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 1ª conjugação com variação "Você" e "a gente".
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 2ª conjugação com variação "Você" e "a gente".
- 6 fichas - Conjugação em todos os tempos da 3ª conjugação com variação "Você" e "a gente".
Montagem:
1) Imprima as folhas. As folhas com as explicações a respeito dos tempos verbais servirão para consulta para os alunos. Por isso, disponibilize-as em uma pasta ou em um mural. Plastifique se quiser proteger e usar o material por mais tempo.
2) Recorte as filipetas e os cartões.
3) As filipetas podem ser usadas como uma filipeta única com a palavra e a imagem ou você pode separar a imagem da palavra para fazer um jogo da memória.
4) Com um estilete corte as partes tracejadas dentro das filipetas, para que você possa passar as fichas com as pessoas do discurso e a conjugação verbal através dela.
5) Agora é só chamar os alunos para a atividade.
COMO JOGAR
1) Faça um montinho, embaralhe os cartões virados: dos tempos verbais (verde) e com as pessoas do discurso (amarelo).
2) O estudante deve escolher uma peça de cada montinho (verde e a amarela). Por exemplo: FUTURO DO PRESENTE / EU
3) Depois, o aluno deve pegar a ficha das Pessoas do Discurso e do Futuro do Presente no tempo certo, observando as cores e montar a conjugação na filipeta do verbo entregue a ele.
Ganha ponto quem fizer a conjugação correta. (Você pode marcar o tempo de acordo com sua escolha).
O material traz outras sugestões de uso para o jogo, como fazer um jogo da memória e personalizar os cartões.